top of page
Buscar
Foto do escritorLuiz Peixer

Bo-Kaap, bairro das casas coloridas


Bo Kaap é um bairro na Cidade do Cabo, na África do Sul. As casas são coloridas e é o que torna esse lugar encantador. O poder das cores. E a história do bairro é muito interessante.


A área, aos pés do morro Signal Hill, foi ocupada pelos imigrantes holandeses nos anos 1760 e houve muita resistência dos locais, do povo ancestral Khoisan em deixar o local. Eles reverenciavam as montanhas e consideravam sagradas todas as formações que atualmente compõe o Parque

Como todos os povos nativos, os San reverenciavam as montanhas e consideravam sagrado o conjunto formado pela Table Mountain, Signal Hill e demais formações que hoje compõem o Parque Nacional Montanha da Mesa.

Por causa disso, os holandeses trouxeram pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, escravos de outros países, em grande parte da Indonésia e da Malásia. Os colonos construíram várias casas no bairro, em estilo arquitetônico próprio da época e pintavam todas de branco, indicando a área onde viviam os escravos.

O bairro ficou conhecido como Cape Malay, como se todos fossem malaios, sua população se tornou predominantemente muçulmana, atraindo, com o tempo, exilados religiosos de outras guerras e outros países como Índia e Sri Lanka para viver ali, onde se sentiam acolhidos. Aos poucos o lugar ficou conhecido pelo núcleo islâmico e pela cultura misturada.


Por volta de 1900 os ocupantes tomaram posse do bairro e passaram a pintar as casas todas coloridas, numa espécie de libertação do branco colonial.


O bairro todo é patrimônio cultural protegido por lei.


A cor dando sentido à história!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page